Texto: Letícia Gomes - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM
A periodização é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra período, que é uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar denominadas fases (Bompa, 2001). Esta forma de estruturar o treinamento desportivo tem como seu idealizador o russo Matveiev sendo criada nos anos 60 durante até nossos dias.
Baseados nos ciclos de supercompensação, criados pelo Austríaco Hans Seyle e modificado pelo grande bioquímico esportivo o russo Yakolev, Matveiev idealizou a periodização do treinamento apoiado em avaliações estatísticas do comportamento em atletas de diversas modalidades esportivas da Ex. União Soviética nas décadas dos anos 50 e 60. Esta periodização fundamentava a premissa de que o atleta tem que construir, manter e depois perder relativamente a forma esportiva no largo dos grandes ciclos anuais de treinamento (Matveiev, 1961, 1977, 1981, 1986). Estas três fases de aquisição, manutenção e perda temporal da forma esportiva se transformou em um âmbito mais geral nos três grandes períodos do treinamento desportivo ao saber: período preparatório, competitivo e transitório (Ozolin, 1989)
MICROCICLO: 4 a 10 unidades de treino na semana
O microciclo direciona o trabalho por permitir maior proximidade com o desenvolvimento vital do aluno, para organizá-lo, primeiro temos que definir o objetivo especificar os exercícios, seção ,volume e intensidade, definir os métodos do treinamento e indicar os dias de treino e competição.
Na prática, por questões organizativas do calendário se utiliza freqüentemente o ciclo semanal 7 + 2 dias, por outro lado pode haver microciclos desde 2 até 20 dias (Forteza, 1998). A duração mínima é de dois dias, ainda que é pouco utilizado, pois não dá muitas possibilidades a resolução de tarefas de treinamento. O tipo de esporte não determina a duração do microciclo, o mesmo depende das tarefas da preparação do processo de treinamento (das direções a cumprir). O que se trata é de buscar a duração ótima do microciclo em dependência com o nível de qualificação do atleta, com as direções a cumprir e com o momento da preparação.
Programa semanal que se sucede em um programa anual, tem uma seqüência semelhante á estrutura de sessões de treinamento. Podemos seguir a ordem de trabalho em fase de aprendizagem e desenvolvimento técnico , velocidade de curta duração resistência anaeróbia ,força rápida, desenvolvimento de força e resistência muscular e resistência geral.( Bompa 2001) .
O trabalho pode ser repetido ,porem é interessante variar a intensidade e volume. Apesar da grande influência de sessões de treinamento a construção racional do microciclo permite evitar a uniformidade e a monotonia (Manso e Col, 1996).
O conteúdo, a quantidade de sessões de treinamento e a magnitude somatória das cargas do microciclo, estes fatores estão condicionados em princípio pelas particularidades da especialização e pelo nível de preparação do atleta. A ordem de alternar as magnitudes das cargas e do descanso depende em grande medida da interação dos processos de esgotamento e restabelecimento (Forteza, 1999).
Os microciclos de treinamento permitem concentrar as tarefas nas diferentes sessões, assim como o volume necessário de influências para sua solução. Se mantém até que seja necessários para cumprir as tarefas traçadas na preparação. Normalmente estímulos altos são aplicados ate 2 vezes e baixos apenas uma vez na semana, dias de recuperação passiva deve ser aplicado após o treinamento máximo . A intensidade deve ser progressiva sendo que antecede em média 5 dias anterior a competição treinamento máximo
Os microciclos podem variar na intensidade volume, pode ter um ou dois picos, pode também ter perfil de competição,recuperação,choque e desenvolvimento.
Os microciclos formam macrociclos que normalmente variam de quatro a seis microciclos,eles são de treinamento, desenvolvimento,choque ou competição , variam também entre polimento, transição
Nenhum comentário:
Postar um comentário