Texto: Mariana Pires - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM
O débito cardíaco é o volume de sangue bombeado pelo coração em um minuto. É igual à freqüência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Quanto maior é o esforço físico, mais sangue é bombeado ou mais necessita de batimentos cardíacos. Mudanças de postura, aumento da atividade do sistema nervoso simpático e diminuição de atividade do sistema nervoso parassimpático também podem aumentar o débito cardíaco. O debito cardíaco (Q) é calculado pela Freqüência Cardíaca X o Volume de Ejeção.
A freqüência cardíaca durante o exercício pode ser medida por um monitor cardíaco, que consiste em uma cinta torácica com 2 eletrodos que registram as mudanças elétricas no coração e as transmite para um monitor de pulso através de um campo magnético. Porém existem alguns fatores que podem alterar a FC como: altitude, fadiga, calor, umidade do ar, posição, motivação e idade.
• Freqüência cardíaca basal: menor número de bpm quando se está em repouso completo e não interrompido.
• Freqüência cardíaca de repouso: número de bpm quando se está em repouso (30 minutos no mínimo).
• Freqüência cardíaca máxima: maior número de contrações cardíacas por minuto.
FCmax = 220 – idade
• Freqüência cardíaca de reserva: diferença entre a FCmáxima e a FCbasal.
FCreserva = Fcmax – FCbasal
• FC treinamento: diferença entre a FCmáx e a FCbasal multiplicado pela porcentagem da FC, somado com a FCbasal ou de FCrepouso.
[(FCmáx – Fcbasal) X %] + FCbasal.
• Índice da FC recuperação: relação entre a redução da FC e o tempo de sua redução. Quanto maior o nível de condicionamento físico, mais rápida é a redução da FC.
• Limiar anaeróbio de freqüência cardíaca: corresponde a FC na qual a produção de ácido lático supera a capacidade do organismo em absorvê-lo. O ponto de deflexão da FC é aproximadamente 4mmol de lactato, e neste ponto, o organismo entra em estado de anaerobiose.
Quanto maior for a velocidade ou intensidade do exercício, maior será a freqüência cardíaca do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário