domingo, 29 de março de 2009

Princípios do treinamento esportivo

Texto: Natália Ambrósio - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Adaptações importantes ocorrem ao longo de um treinamento. Alcançar bons resultados e um bom desempenho se dá através de uma relação positiva entre aspectos biológicos, pedagógicos e psicológicos a partir de um treino em que se segue.

Os princípios do treinamento  nos levam ao entendimento do que é importante relevar entre treinador, atleta e o período de treino. O princípio da participação ativa demonstra que é necessário se ter uma clareza em relação aos objetivos, isso tanto para treinador quanto para atleta. É fundamental a independência do atleta em entender o processo, assim, poderá saber a respeito de seus treinos o que pode ou não fazer, participando ativamente na presença do treinador ou não.

desenvolvimento multilateal forma uma base sólida e diversificada aos individuos atletas desde o ínicio dos treinos, evitando assim a monotonia, o supertreinamento e lesões por estresse, o que levaria muito cedo a desistência do atleta em treinar o esporte.

especialização, é um princípio necessário ao treinamento, um atleta deve se especializar no esporte, realizar exercicíos específicos relacinonados ao seu objetivo, mas equilibrar-se com o desenvolvimento multilateral. A especificidade terá de ser na medida certa para o sucesso no desempenho final de um atleta. É importante sempre se preocupar em não faltar ás atividades específicas, exercitar músculos específicos, ter a velocidade específica de um determinado esporte a se treinar, mas preocupar-se com a saúde, psicológico do atleta para que ao final ele não esteja saturado.

O princípio da individualidade analisa a capacidade individual do atleta respeitando que cada indivíduo se adapta de forma diferente ao treino, então o biológico diferente de cada pessoa é de grande importância para se criar um treino, é necessário se conhecer a idade, experiências, capacidades, estado de saúde, a repuperação individual do atleta.

É importante também a variedade para uma formação multilateral, evitar a monotonia e manter a motivação. É a hora de acrescentar a criatividade, formular exercícios diferentes mas que atingem o objetivo específico do atleta.

O princípio da reversibilidade são mudanças corporais ocorridas ao longo de um treinamento esportivo, o atleta se adapta ao treino proposto, mas sendo mudanças de carácter provisório.

modelação, seria a construção de um modelo estrutural de organização do treinamento esportivo. Não é um processo rápito, o modelo precisa ser único e atingir os objetivos, chegar o mais próximo do que acontece na competição, incorporando parâmetros de treinamento de alta magnitude. O modelo inicia-se com a contemplação que é a análise do treino que está acontecendo, logo, a fase de conclusão da observação irá separar o que foi de bom proveito e o que tem que ser melhorado.

Por último o princípio da progressão da carga, após um período de treino a eficiência do organismo e a capacidade para realização de trabalho aumentam gradualmente. A progressão de carga é relativa ao objetivo de treinamento, a carga padrão por exemplo resulta em desenvolvimento apenas na primeira parte de um planejamento, não ocorrendo evoluções após um período de carga padrão. A sobrecarga é um princípio que a curto prazo o atleta pode ser capaz de suportar o estresse imposto, recebendo um estímulo sempre contínuo, mas a longo prazo levará a níveis críticos de fadiga e ao supertreinamento. A carga progressiva é o que mais se tem trabalho hoje em dia, pois torna-se mais eficiente o treinamento se houver o respeito as exigências fisiológicas e psicológicas do treinamento, após uma elevação de carga, deverá haver uma fase de recuperação na qual o atleta se adapta e se regenera. Já a carga horizontal, nos mostra que primeiro o atleta se adapta tendo uma elevação gradual de carga, após desafia os atletas a atingirem o mais alto nível de tolerância para que depois que acumularem o máximo possível de condição física, técnica e habilidade tátita alcançam a estabilidade e o pico e chegarem numa fase de treinamento com níveis mais baixos e menos frequêntes.

“A chave para melhoria do desempenho e para o planejamento do treinamento é a progressão da carga, ou seja, a maneira como o treinador ou instrutor eleva a carga de treinamento.” (Bomba,2002) 

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