sábado, 28 de março de 2009

Variáveis do treinamento esportivo

Texto: Rodrigo Gonçalves Silva   - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM 

Os atletas para manterem um bom desempenho em uma competição ou até mesmo na sua saúde precisa ter as fases de treinamento para tentarem sempre adquirir os seus objetivos e não importa se é um atleta de alto nível ou se é amador que faz um treinamento só para manter saudavél.

As variáveis do treinamento devem ser enfatizadas para alcançarem o desempenho que foi planejado, podendo ser quantitativas que são duração, volume e frequência. E já as qualitativas são intensidade e densidade.

O volume do treinamento que é um pré-requisito quantitativo tendo como as sequintes partes integradas:

  • O tempo e a duração do treinamento
  • A distância realizada ou o peso levantado por unidade de tempo.
  • As repetições de um exercício ou de um elemento técnico que o atleta realiza em dado período.

O volume pode sofrer variações no treinamento de um atleta,pois depende das necessidas do atleta,dos seus objetivos e do tempo que dispõem até uma competição.

A intensidade que é um componente qualitativo do trabalho é uma função da força dos impulsos nervosos, sendo que essa força depende da carga, da velocidade de execução, variação de recuperação e o esforço psicológico. A intensidade possui métodos de avaliação, baseando-se no sistema energético, possuindo nivéis de intensidade, percentuais do desempenho máximo e a intensidade que pode chegar a super máxima, que é acima de 100% ou mais que o seu máximo.

O volume com a intensidade tem grande relação e para manter a combinação entre os dois geralmente depende da especificidade do exercício.

A dinâmica de elevação do volume e da intensidade depende de alguns fatores como por exemplo: objetivos do treinamento, as nescessidades do treinamento, o calendário e o esporte e suas solicitações energéticas.  E as melhores progressões para aumentar o volume são as seguintes :

  • A duração da sessão de treinamento.
  • O número de sessões de treinamento por semana.
  • O número de repetições, exercícios ou elementos tecnicos por unidade de treinamento.
  • A distância ou a duração do treinamento.

E a intensidade pode ser elevada:

  • A velocidade para realizar uma distância, o rítmo ou a carga.
  • O número de repetições com essa intensidade.
  • O número de competição por fase de treinamento.
  • Diminua os intervalos de recuperação entre as repetições dos exercícios táticos.

A densidade é a frequência na qual um atleta executa uma série de estímulos por unidade de tempo e essa frequência é o número de sessões de treinamento por dia ou semana. Uma densidade adequada assegura a eficiencia do treinamento e evita um estado critico da fadiga.

Complexidade diz respeito ao grau de sofisticação de um exercício no qual uma habilidade ou elemento técnico pode causar dificuldade na aprendizagem e quanto mais complexo o exercício,maiores serão as diferenças individuais e as eficiencias mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores