sexta-feira, 26 de junho de 2009

Capacidade coordenativas

Texto: Cristiano Carvalho Sales - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Dentro das pesquisas na área de Treinamento Esportivo as Capacidades Coordenativas seria a que tem estudos mais recentes. Sua capacidade trabalha o cognitivo, SNC, e o processo de memória. Devido a estes estudos serem muito recente ocorre a falta de padronização de conceitos.

A melhor fase da vida para se trabalhar e desenvolver seria na faixa dos seis aos doze anos de idade.

Capacidades Coordenativas seria a capacidade de fazer movimentos juntos, regulados pelo SNC.

A Coordenação Motora que esta mais relacionada com a técnica, seria a harmonização do processo de se movimentar, assim com a melhor técnica se tem um menos gasto energético para realizar uma ação. Com isso as Capacidades Coordenativas devem ser desenvolvidas em primeiro lugar, pois quanto mais complexo o movimento maior será as capacidades requisitadas. O desenvolvimento é muito rápido na fase dos seis aos doze anos de idade e logo depois o adolescente passa por uma fase conturbada de adaptação e após os quatorze anos volta a desenvolver mas logo já estabiliza.

Os Componentes das Capacidades Coordenativas são:

  • Operações Minemônicas - que esta relacionado com a memória.
  • Operações Perceptiva - que esta relacionada com a utilização dos sentidos
  • Operações Eferentes- que esta relacionada a forma de você processar uma resposta
  • Operações Cognitivas- que esta relacionado com o processo a informação do SNC

Dentro das capacidades de aprendizagem Motora temos sete capacidades que são fundamentais, sendo cinco para condução que esta ligado a movimentos fechados são elas: Acoplamento, Diferenciação,Equilíbrio, Orientação, Ritmo. E mais outras cinco para adaptação que esta ligadas a movimentos abertos são elas: Equilíbrio, Orientação, Ritmo, Reação, Mudança.

OBS:Uma capacidade não exclui a outra.

Acoplamento- Unir movimentos parciais diferentes do corpo, tornando uma só seqüência.

Diferenciação- Dosar o movimento, economia de energia.

Equilíbrio- Manter o recuperar o movimento do corpo( estático ou dinâmico)

Orientação- Determinar o espaço disponível, ex:capoeira, e utilizar da melhor maneira.

Ritmo- adaptar a um ritmo externo.

Reação- relaciona com velocidade.

Mudança- Adaptação do programa de ação as novas situações.

Para o Treinamento das Capacidades Coordenativas

A elaboração de informação Aferente( ótico,auditivo,tátil,cinestesico,vestibular) é primeiramente pouco exigido e depois variável.

A elaboração de informação Eferente(motricidade grossa e fina) é mais exigida.

E assim traçar as atividades do conhecido ao desconhecido, do fácil ao difícil, simples para o complexo, da percepção geral para a especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores